Voltar para Notícias e Destaques

hmpv

Infeções Respiratórias

14 Jan 2025

HMPV: o que é o Metapneumovírus Humano

O Metapneumovírus Humano (Human Metapneumovirus - HMPV) é um vírus respiratório que recentemente chamou a atenção por presumivelmente estar a causar um elevado número de infeções respiratórias em crianças e adolescentes na China, desencadeando alguma perturbação nos serviços de urgência locais. Como se trata do país que foi o berço da última pandemia, a COVID-19, este aumento de casos trouxe à memória imagens do início da pandemia, suscitando algum alarme global, que convém ser rapidamente esclarecido.

Na verdade, existem diferenças muito substanciais entre as duas situações, a COVID-19 e as infeções causadas pelo HMPV, pelo que valerá a pena recordarmos as principais características deste último.

 

Principais características e diferenças entre HMPV e COVID-19 

O HMPV não é um vírus novo, provavelmente até já circula entre nós há centenas ou milhares de anos, mas seguramente há mais de 20 anos, altura em que foi descoberto por uma equipa holandesa. Não sendo dos vírus respiratórios mais frequentes, também não é rara a sua deteção. Portanto, uma parte da população já terá tido contacto com este vírus, pelo que alguma memória imunológica poderá existir em muitos de nós. Isto contrasta com o vírus causador da COVID-19, vírus totalmente novo para a população humana, pelo que não havia qualquer tipo de imunidade na população mundial.

Que complicações podem surgir com o vírus HMPV

A grande maioria das infeções causadas por este vírus são banais infeções respiratórias, idênticas a outros vírus respiratórios como a COVID-19, a gripe ou o vírus respiratório sincicial (habitualmente os mais frequentes), pelo que só diagnóstico laboratorial por técnicas de biologia molecular poderá identificar o HMPV. Infelizmente, em alguns hospedeiros como as crianças pequenas, idosos ou pessoas com doenças subjacentes, podem por vezes surgir infeções graves e até letais. Mas, esta situação não é nova nem frequente.

Podem existir mutações deste vírus HMPV? 

Ao contrário do SARS-CoV-2, o vírus causador da COVID-19, o HMPV não é um vírus com grande instabilidade genética. Ora, isto quer dizer, que não é expectável que ele sofra as variações genéticas que ouvimos falar durante a pandemia com o SARS-CoV-2 e que originavam as linhagens, variantes, etc., que prolongaram substancialmente o tempo de duração da pandemia. No entanto, aguardam-se informações das autoridades de saúde chinesas relativamente à caraterização genética do atual HMPV, causador destes surtos na China.

 

Podemos ter uma pandemia por HMPV? 

Ainda antes da pandemia COVID-19 já publicações científicas chinesas referiam que o vírus HMPV era um agente importante nas populações pediátricas chinesas. É possível que o surto atual tenha maiores dimensões, mas não parece tratar-se de uma situação totalmente inesperada.

Em suma, com os dados disponíveis neste início de janeiro de 2025, parece pouco provável que este surto na China possa espalhar-se e ter repercussão a nível internacional. Contudo, teremos de aguardar a evolução das próximas semanas para retirarmos conclusões definitivas.

 

Autor: Prof. Dr. Paulo Paixão (Ordem dos Médicos nº 28313). Médico Patologista na SYNLAB. Professor de Microbiologia da Nova Medical School

 

Comos pode a SYNLAB contribuir para o diagnóstico do HMPV?

Foram divulgadas, na comunicação social, notícias sobre a existência de um número significativo de infeções por Metapneumovírus (HMPV) na população chinesa. Não se trata de uma novidade nem de um novo vírus, mas de um agente já conhecido pela comunidade científica e que pode ser habitualmente identificável em infeções respiratórias.

O Metapneumovírus Humano (HMPV) pode causar doenças respiratórias e propagar-se de pessoa para pessoa ou de superfícies para pessoas. Os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. As medidas de prevenção baseiam-se em lavar as mãos, limpar superfícies e ficar em casa quando estiver doente.

A infeção por HMPV pode ser confirmada por teste de amplificação de ácidos nucleicos (NAAT) numa amostra nasofaríngea.

Caso pretenda realizar este exame, a SYNLAB disponibiliza a pesquisa a este agente individualmente (pesquisa isolada de Metapneumovirus - HMPV) ou em associação com a pesquisa de outros vírus respiratórios (Painel Molecular de Vírus).