A nutrigenética é a área da genética que estuda os genes e a sua relação com a alimentação. Visa a obtenção de um estado de saúde ótimo através da dieta.
As análises nutrigenéticas permitem adaptar a alimentação ao perfil genético de cada pessoa, em função das suas necessidades específicas. O conhecimento destas necessidades permite a elaboração de um plano alimentar que inclua os nutrientes necessários para cada um, de forma personalizada, e para que seja possível obter um estado de saúde ótimo.
É importante distinguir o estudo de intolerância alimentar (hipersensibilidade alimentar) da análise nutrigenética, apesar de ambos fornecerem informação complementar para a elaboração de um plano alimentar personalizado.
O estudo de intolerância alimentar avalia a resposta do sistema imunitário (IgG) a determinados alimentos, permitindo limitar, ou evitar temporariamente, aqueles a que o organismo apresenta uma elevada reatividade.
As análises nutrigenéticas visam conhecer os genes de cada pessoa, com o objetivo de determinar qual o plano alimentar mais adequado para cada um, na obtenção de um estado de saúde ótimo. Bem como prevenir patologias a nível individual, já que cada pessoa possui um perfil genético singular e necessidades nutricionais únicas.
Um plano alimentar baseado na genética é 2 a 3 vezes mais eficaz do que um plano convencional.