Análise do biorritmo da melatonina

Alterações do sono

Dificuldade em adormecer? Acorda constantemente durante a noite?

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  • O sono e a melatonina
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Sente-se cansado durante o dia, por ter tido dificuldade em adormecer na noite anterior? Acorda constantemente durante a noite?

Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para uma boa saúde, juntamente com uma alimentação equilibrada e uma prática regular de exercício físico. No entanto, dormir bem é mais do que dormir as horas recomendadas (entre 7 a 9 horas, no caso dos adultos).  Para dormir bem, devemos ter um sono reparador: contínuo, profundo e sem interrupções.

O sono é uma atividade fundamental e necessária para restabelecer o nosso equilíbrio físico e psicológico básico. A sua regulação depende muito da produção de melatonina, uma hormona que atua como indutor do sono e que integra o grupo de sinais que regulam o ritmo circadiano ou biológico. A alteração na produção desta hormona pode ser provocada por fatores ambientais (como a iluminação, as estações do ano e a temperatura) ou endógenos (como o stress e a idade), e a sua variação pode influenciar tanto a quantidade como a qualidade do sono, pelo que é importante normalizar os seus níveis.

A falta de sono e de melatonina podem afetar:

A nossa saúde: A melatonina promove a atividade e desenvolvimento das células imunitárias. Para além disso, tem a capacidade de neutralizar os radicais livres, de ativar determinadas enzimas antioxidantes e inibir outras com uma ação pró-oxidante, pelo que é fundamental para a prevenção do stress oxidativo e do envelhecimento precoce. Por outro lado, as alterações do sono contribuem para o aumento de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou de obesidade, entre outras. 

O nosso rendimento: a falta de sono influencia o nosso nível de concentração, produtividade e reflexos, podendo causar sensação de fadiga.

O nosso humor: O cansaço acumulado provocado pela ausência de sono pode provocar uma maior irritabilidade ou alterações de humor.

Este teste permite determinar os níveis de melatonina na saliva em diferentes momentos da noite, podendo detetar qualquer desvio do nível normal tanto em horário como em intensidade. Assim, é possível verificar se a produção de melatonina é suficiente para a conciliação do sono.

Não requer nenhuma preparação especial, e está indicado para todas as pessoas que:

  • Apresentam problemas no sono
  • Trabalhem em horários laborais rotativos (turnos)
  • Sofram de stress de longa duração, depressão ou esgotamento profissional (burnout)
  • Viajam frequentemente (jet-lag)
  • Querem gerir proativamente da sua saúde (especialmente a partir dos 40 anos)
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