O sono é uma atividade fundamental e necessária para restabelecer o nosso equilíbrio físico e psicológico básico. A sua regulação depende muito da produção de melatonina, uma hormona que atua como indutor do sono e que integra o grupo de sinais que regulam o ritmo circadiano ou biológico. A alteração na produção desta hormona pode ser provocada por fatores ambientais (como a iluminação, as estações do ano e a temperatura) ou endógenos (como o stress e a idade), e a sua variação pode influenciar tanto a quantidade como a qualidade do sono, pelo que é importante normalizar os seus níveis.
A falta de sono e de melatonina podem afetar:
A nossa saúde: A melatonina promove a atividade e desenvolvimento das células imunitárias. Para além disso, tem a capacidade de neutralizar os radicais livres, de ativar determinadas enzimas antioxidantes e inibir outras com uma ação pró-oxidante, pelo que é fundamental para a prevenção do stress oxidativo e do envelhecimento precoce. Por outro lado, as alterações do sono contribuem para o aumento de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou de obesidade, entre outras.
O nosso rendimento: a falta de sono influencia o nosso nível de concentração, produtividade e reflexos, podendo causar sensação de fadiga.
O nosso humor: O cansaço acumulado provocado pela ausência de sono pode provocar uma maior irritabilidade ou alterações de humor.