Menino ou Menina?
Descubra com uma fiabilidade superior a 99%
MENU
Synlab
Análises
Consulta de resultados
Notícias e Destaques
Clínicas SYNLAB
Acordos
Onde Estamos
Menino ou Menina?
Descubra com uma fiabilidade superior a 99%
Atualmente, a ecografia obstétrica é utilizada para identificar o sexo do bebé, embora muitas vezes não permita dar uma resposta fiável antes do segundo trimestre de gravidez. Com o teste genético de determinação do sexo fetal a partir da 10ª semana de gestação, é possível identificar o sexo do bebé com uma fiabilidade de 99% ou superior.
O teste Sexo do Bebé não requer jejum nem qualquer preparação especial e é indicado para pais que o querem saber mais cedo ou quando a ecografia não é conclusiva.
Este teste está também indicado para grávidas com risco de transmissão de doenças genéticas associadas ao sexo. Neste caso, saber o sexo do bebé logo no 1º trimestre pode ser importante para ajudar a planear precocemente testes genéticos de diagnóstico.
Antes das 10 semanas, a quantidade de ADN do bebé no sangue da mãe é muito baixa, o que pode levar a resultados pouco fiáveis ou mesmo impossíveis. A partir da 10ª semana, existe ADN fetal suficiente para garantir uma análise precisa, com fiabilidade superior a 99%.
Durante a gravidez, pequenas quantidades de células do feto e do seu material genético (ADN livre fetal) passam para o sangue da mãe. O teste do Sexo do Bebé, analisa o sangue materno para detetar a presença do gene SRY, presente apenas no cromossoma Y, que é exclusivo do sexo masculino (homens: XY, mulheres: XX).
DIAGNÓSTICO - Este teste não efetua um diagnóstico de nenhum tipo de anomalia ou doença genética.
TRANSFUSÃO & TRANSPLANTE - Este teste não é recomendado para grávidas que receberam uma transfusão de sangue ou transplante de órgão de dador masculino.
GESTAÇÕES GEMELARES - Em gestações gemelares, se não for detetado material genético do cromossoma Y, ambos os gémeos são do sexo feminino. Caso seja identificado o gene SRY, significa que pelo menos um dos gémeos é do sexo masculino, embora não seja possível determinar qual. Este teste não pode ser realizado em gravidezes com mais de dois gémeos.