A osteoporose é silenciosa, mas o seu diagnóstico não precisa ser

MENU
Synlab
Análises
Consulta de resultados
Notícias e Destaques
Clínicas SYNLAB
Acordos
Onde Estamos
A osteoporose é silenciosa, mas o seu diagnóstico não precisa ser
A Osteoporose significa osso poroso. A osteoporose é assim uma patologia que se caracteriza pela perda de densidade mineral óssea e alteração da qualidade do osso.
O osso é um tecido vivo e em mudança. Quando este fica danificado, é reabsorvido para dar lugar a novo osso – remodelação. Até cerca dos 30 anos, formamos mais osso do que reabsorvemos, mas com o avançar da idade, este processo inverte-se, e a probabilidade do osso ficar mais frágil, aumenta. Se esta fragilidade atingir certos valores, ficamos com osteopenia e depois com osteoporose, aumentando o risco de fratura por fragilidade do osso.
Segundo dados da DGS, em Portugal, 10,2% da população sofre de osteoporose, e afeta 17% das mulheres (muito prevalente após a menopausa) e 2,6% dos homens.
A literatura diz-nos que a importância de uma boa suplementação de cálcio e de vitamina D pode prevenir a osteoporose. A avaliação destes parâmetros é importante para garantir a monitorização da eficácia das outras terapêuticas, para a prevenção da osteoporose, e assim permitir a preservação do tecido ósseo.
Contudo, outras análises são também importantes: a hormona paratiroideia (PTH) é estimuladora da formação óssea; a fosfatase alcalina óssea é um marcador da formação óssea; a osteocalcina é o maior e o principal componente proteico não colágeno do osso.
REFERÊNCIAS:
spreumatologia.pt/wp-content/uploads/2020/02/10_vitamina-D_AF.pdf
www.spodom.pt/_files/ugd/3c1bcf_348a45a7b4334bfcba059b6ffd431c83.pdf
www.spodom.pt/_files/ugd/3c1bcf_20a8030c64a04ce4808bccce66cd9095.pdf