Dificuldade em adormecer? Acorda constantemente durante a noite?
O sono é um processo biológico natural do organismo. A par de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico, é um dos pilares essenciais para uma vida saudável, fundamental para o equilíbrio do organismo.
A insónia é uma das doenças do sono mais frequentes. Pode traduzir-se na dificuldade em adormecer, despertares constantes, ou impossibilidade de dormir muitas horas.
As perturbações do sono, quando crónicas, têm um impacto negativo a nível individual, familiar, profissional e social. Os sinais de alerta incluem cansaço ao acordar, sonolência excessiva durante o dia (durante o trabalho ou durante a condução), perturbações da memória e concentração. Se não corrigidas atempadamente, as alterações de sono podem aumentar o risco de excesso de peso e obesidade, diabetes, depressão, doenças cardiovasculares, infeções recorrentes, entre outras.
Dormir bem é mais do que dormir as horas recomendadas. Para um sono reparador, este deve ser contínuo, profundo e sem interrupções.
A sua regulação depende muito da produção de melatonina, uma hormona que atua como indutor do sono e que, quando alterada, pode influenciar a quantidade e a qualidade do sono, pelo que é importante normalizar os seus níveis.
A alteração de produção desta hormona pode ser provocada por fatores ambientais (como a intensidade e duração da iluminação, temperatura, estações do ano) ou endógenos (como o stress e idade).