Sensação de barriga inchada ou dor abdominal?
O acrónimo inglês SIBO traduz Small Intestinal Bacterial Overgrowth, ou seja, um crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado. Esta situação ocorre quando existe um aumento anormal da população de bactérias invulgares ou incomuns no intestino delgado.
O intestino delgado é a fração do tubo digestivo mais extensa (mais de 5 metros) e onde se processa a absorção dos constituintes da maioria dos alimentos. Habitualmente, o intestino delgado contém uma quantidade baixa de bactérias (em comparação com o colon ou intestino grosso), especialmente em consequência da velocidade do fluxo e do meio ambiente digestivo existente.
Quando são alteradas as condições de motilidade intestinal, os alimentos acumulados podem constituir um ambiente ideal para o crescimento bacteriano. Estas bacterias podem interferir com a absorção digestiva ou produzir toxinas. Em situações mais marcadas, a alteração da digestão pode ser associada à produção de gases, sensação de enfartamento e mesmo diarreia. É este quadro que se chama SIBO.
O SIBO pode ser causada por uma série de fatores, incluindo hipocloridria no estômago, cirurgia gástrica por obesidade ou por doença ulcerativa, diminuição de motilidade ou obstruções intestinais parciais, doença inflamatória intestinal, história de radiação abdominal, diabetes, administração de alguns fármacos, stress crónico, entre outros.
São complicações de SIBO um conjunto extenso de situações, tais como perda de apetite e absorção diminuída de gorduras, açúcares e proteínas, com subsequentes alterações de trânsito, dores, náuseas, presença de ar digestivo, desconforto, sensação de plenitude e perda de peso. Em extremo diarreia e mesmo malnutrição.