Os ácidos gordos saturados abundam nos produtos animais terrestres (carnes, ovos, gorduras para barrar, leites e derivados), e ainda em óleos vegetais como os óleos de coco e de palma.
Dos ácidos gordos monoinsaturados, o oleico, encontra-se principalmente no azeite de oliveira.
Entre os ácidos gordos da série ómega 6, o mais abundante é o linoleico que se encontra nos óleos de sementes e também, embora em menor quantidade, nas verduras, frutas, frutos secos e cereais.
Quanto aos ácidos gordos da série ómega 3 o alfa-linolénico encontra-se em pequenas quantidades (embora em geral suficiente) nos alimentos que estão presentes na nossa dieta habitual.
Os outros ácidos gordos polinsaturados ómega 3 principalmente o docosahexanóico (DHA) e o eicosapentanóico (EPA) encontram-se quase exclusivamente em animais de vida aquática, em geral provenientes de águas frias, e no peixe azul. O óleo de linhaça também contém ácidos gordos ómega 3 em quantidades importantes.
De notar que embora o leite e derivados sejam em geral ricos em gorduras saturadas, o leite humano é uma exceção, por conter uma menor proporção de gordura saturada e uma maior concentração de ácidos ómega 3.